● Bruce Dickinson: Mr. Air Raid Siren

26 abril, 2010


Paul Bruce Dickinson é um cantor, historiador, piloto de aviões, locutor de rádio, escritor, cineasta, esgrimista... inglês, mais conhecido por Mr. Air Raid Siren, o actual vocalista da banda britânica Iron Maiden.


Bruce Dickinson deu os seus primeiros passos musicais no liceu, na pequena banda "Styx" (banda que terminou quando, durante um concerto, acordaram um trabalhador da construção civil e este, primeiro deu porrada no guitarrista da banda e depois estragou a bateria, atirando-a para fora do palco...), mais tarde, na universidade, Bruce formou os "Speed" e depois os "Shots", até se juntar aos "Samson", com quem gravou dois álbuns e ganhou alguma popularidade.

O passo decisivo para a sua integração no meu musical seguir-se-ia pouco tempo depois, em Setembro de 81, após a saída de Paul Di'Anno dos Iron Maiden. Bruce fez uma audição para a vaga de vocalista e foi imediatamente aceite. Depois de uma pequena tour de apresentação foi lançado "The Number Of The Beast", um sucesso mundial que apresentava um novo Iron Maiden, com Mr. Air Raid Siren na frente.
Bruce lançaria vários álbuns com os Iron Maiden: "Piece Of Mind", "Powerslave", "Somewhere In Time", "Seventh Son Of A Seventh Son", "No Prayer For The Dying" e "Fear Of The Dark", e pelo meio lançou dois livros e começou a sua carreira solo. Bruce acabaria por deixar os Iron Maiden em 1993, para se concentrar exclusivamente na sua carreira solo.

Bruce começou a sua carreira solo com "Tattoed Millionaire", lançado em 1990, quando ainda fazia parte dos Maiden e lançaria vários álbuns nessa década: "Balls To Picasso", "Skunkworks" e os mais pesados "Accident Of Birth" e "The Chemical Wedding". Em 2005 lançaria o seu último álbum solo até a data "Tyranny Of Souls".

Em 1999, Bruce regressaria aos Iron Maiden, seis anos depois, acompanhado pelo guitarrista Adrian Smith (que também tinha deixado a banda, antes de Dickinson) e lançaram "Brave New World", muito bem recebido. Depois vieram "Dance Of Death" e "A Matter Of Life And Death" e os fãs aguardam agora o tão esperado "The Final Frontier" que deverá sair ainda este ano.


Bruce Dickinson, além das suas conhecidas habilidades vocais, toca também guitarra e bateria. Possui um programa de rádio na BBC, que deverá terminar este ano, mas ao que tudo aponta, Bruce deverá dar-lhe continuidade noutra estação, mas faz ainda muito mais para além da música. Bruce escreveu vários livros com sucesso, além do argumento do filme "Chemical Wedding", que também produziu e cuja banda sonora compôs. Dickinson era também um hábil esgrimista, chegando a fazer parte da selecção inglesa e só não foi aos Jogos Olímpicos de 88 devido aos compromissos da banda. Actualmente é ainda piloto de aviões e foi um dos grandes responsáveis pela "Somewhere Back In Time Tour", onde os Iron Maiden percorreram o mundo no seu avião Ed Force One, pilotado pelo próprio Dickinson.


Dickinson é uma das caras mais conhecidas não apenas dos Maiden, mas do movimento "New Wave Of British Heavy Metal" em geral. É um dos vocalistas mais admirados e influentes da música e o seu nome é presença obrigatória sempre que se fala nos maiores vocais do género.

Comentários
4 Comentários

4 Comentários :

  1. Denim disse... :

    Já curti muito Iron. Mas ainda gosto bastante.
    Um concerto deles deve ser bué divertido.

  1. - selinho para ti no meu blog (a)

  1. Anónimo disse... :

    Muito legal o Site... Parabens
    Ótimas referencias sobre o Bruce e o Iron...

  1. Room401 disse... :

    O Bruce é um faz-tudo mesmo e tem músicas muito boas na carreia solo. Pena que os Iron Maiden não toquem algumas. Esta Book of Thel por exemplo...

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock