● Robert Trujillo a dominar!

30 novembro, 2009 3 Comentários

O vídeo que hoje vos apresento data das gravações do álbum Death Magnetic dos Metallica. Nele podemos ver Robert Trujillo, o baixista, a tocar (e bem!!!) numa guitarra acústica.

Até aqui nada de novo. A melhor parte vem quando Hetfield e Kirk tentam transformar a melodia que Rob está a tocar num riff para usar numa música (música essa que viria a ser All Nightmare Long) o que lhes provoca algumas dores de cabeça. O resultado é espectacular e é claramente um daqueles momentos do processo de criação de um álbum que os fãs sempre gostam de ver.

Este momento teve um paralelo nas sessões de gravacão do famigerado St. Anger e que está disponível no DVD Some Kind Of Monster, em que James tenta ensinar a Kirk um riff da música que deu nome ao filme e que também vos mostro a seguir.

Ahhh! Metallica!!!


● Sporting - Benfica: o Derby (☼)

28 novembro, 2009 1 Comentários


Os "derbies" entre os dois grandes de Lisboa, fazem parte da história do futebol português e é tão grande a importância destes confrontos que o país inteiro pára, durante 90 minutos, para assistir ao vivo ou acompanhar, pela rádio ou pela televisão, este jogo que de tão emocionante não deixa ninguém indiferente.

E o jogo de hoje não é excepção. Podem dizer o que quiserem do bom momento do Benfica ou das dificuldades do Sporting, mas num derby deste tipo o resultado é sempre imprevisível e a concentração tem de ser total!

O Benfica tem neste jogo o primeiro grande clássico da época e as expectativas são altas para ver o Glorioso em acção num grande teste contra o rival de Lisboa. Já o Sporting está no exacto oposto, a equipa vive dificuldades extremas e, a jogar em casa, esta pode ser a oportunidade de voltar aos bons resultados e esquecer os últimos dias que foram um pouco "atribulados"!


Agora é esperar pelas 21:15, por isso que vença o melhor, e que o melhor seja o Benfica!





O derby acabou empatado a zero. Numa partida em que merecia mais, principalmente pelas oportunidades que criou no segundo tempo, o Benfica manteve assim a distância pontual para o Sporting, que dominou boa parte da primeira metade, e vai agora aguardar pelo resultado dos rivais nesta jornada.

Para já, o Benfica ascende à liderança.

● Isqueiro Virtual!

27 novembro, 2009 4 Comentários


Li um anúncio numa qualquer revista de rock sobre um produto altamente lendário e que, a meu ver, merece um destaque especial por isso nada melhor que colocar aqui!


Para quem está farto de queimar os dedos nos concertos das suas bandas preferidas, cansado de andar com carregadores da Zippo às costas e de gastar as suas preciosas moedas de 1 euro naqueles reles isqueiros da Bic que se gastam em segundos apenas para poder desfrutar da bela baladice com o mítico objecto flamejante a ondular para um lado e para o outro, agora esses problemas conheceram o seu fim, pois o “Isqueiro Virtual” chegou!!!

Lançado supostamente para concertos da lendária banda Kiss (para quem não conhece é uma banda de Hard Rock já com uns bons aninhos em cima que se apresenta sempre com uma portentosa maquilhagem em tons de negro e branco e que têm o hábito de tirar fotografias com cara de mau e língua de fora!) o isqueiro virtual é um widget para iPhone que pode render umas boas maquias à banda, até porque admitamos a ideia é de génio! É caso para uma pessoa se perguntar como é que ninguém nunca se lembrou de semelhante coisa! Tamanho sofrimento por que passa quem apenas quer assistir ao seu concerto em paz, a ouvir as suas Unforgivens e a ficar com os dedos carbonizados… tudo isto pode agora ser evitado!

É 100% ecológico, não emite CO2 (a não ser que o iPhone emita… caso merecedor de alguma investigação…) nem provoca incêndios involuntários, por isso nem Al Gore criará oposição a este produto revolucionário!


Vou agora esperar pacientemente que mais bandas lancem produtos de gabarito semelhante porque convenhamos, uma torradeira a pilhas dos Led Zeppelin ou algo do género é algo que dá sempre jeito para um qualquer caminhante empenhado em acompanhar a sua banda numa tournée pela Europa!

● "Selinhos"

23 novembro, 2009 4 Comentários


Depois de um fim de semana tão complicado e atarefado como foi este último para mim, não há nada como chegar a casa, descansar um pouco no quentinho e descobrir que a maluquita da Silvia do blogue "Uma vida .... *" tinha não um mas dois "Selinhos" para mim no blogue dela! Que fofinho. Obrigado Silvia ;)!

(P.S.: Eu sei que esta post é altamente diferente do habitual, mas como já disse várias vezes nada neste blog é "normal", em caso de dúvidas observem o nome no blogue ff!)


Para quem não sabe o que é isto dos "Selinhos" (também desconhecia a sua existência, até há bem pouco tempo) vou passar a explicar as regras:


1.º - É necessário mostrar o selo que foi enviado e dizer quem o enviou;

2.º - Responde-se às perguntas colocadas;

3.º - Passa-se o selo a outros blogues conhecidos para estes fazerem o mesmo;

Resumindo: É mesmo uma maluquice dos diabos não acham?! xD




Uma mania: armar-me em psicólogo quando vejo alguém (principalmente raparigas :P) com algum tipo de problema;

Pecado capital: Orgulho. Ninguém domina um espírito selvagem x);

Melhor cheiro do mundo: o perfume da pessoa de quem se gosta (que bonito xP);

Se o dinheiro não fosse problema: primeiro comprava o meu Shelby Mustang e convertia o motor para funcionar a hidrogénio, assim tornava-se 100% não-poluente, eu continuo com a minha ideia de uma sociedade utópica que usa o hidrogénio como energia-base xD;

História de Infância: Dartacão (e os 3 Moscãoteiros :P);

O que não gosto de fazer em casa: ...Casa de Banho... acho que não preciso de me alongar...;

Habilidade na cozinha: Não passo fome, principalmente se houver massa... ou atum...;

Frase preferida: "Metal Up Your Ass!" by Metallica \m/;

Passeio para o corpo: New York, principalmente na época do Natal;

Passeio para a alma: A bela terrinha (Porto de Vacas, para os mais distraídos. Pelo menos no Verão é só aventura xD);

O que me irrita: Indivíduos tão cheios de mania que até dá medo de aproximar porque dá a impressão de poderem rebentar a qualquer momento :P;

Frases e palavras que mais uso: "whatever" , "completamente", "wtf";

Palavrão mais usado: Provavelmente "F*ck!!!";

Talento oculto: A minha fantática voz (modesto...)

Não importa que esteja na moda, eu nunca usaria: Roupa do tipo "hip-hoppers", tamanho XXXXXL;

Queria ter nascido a saber: Falar e escrever japonês!




Eu já... desmontei um computador (montá-lo é que 'tá quieto!).

Eu nunca... largo o iPod!

Eu sei... que o Pai Natal não existe (é verdade... eu sei que é triste mas é verdade!)

Eu quero... ir ao Japão!

Eu sonho... estar no backstage com a Cristina Scabbia x)


Agora tenho que passar o testemunho a todos os blogues que me seguem! Divirtam-se!

● The HM Chronicles V: Grupos da Pesada

20 novembro, 2009 5 Comentários
As HM Chronicles regressam com mais um tema fracturante do mundo Rock/Metal: os fãs!

Todos sabemos que a alma das bandas são os fãs e no Rock e no Metal é talvez onde mais isso é patente. Quem é verdadeiramente fã prepara os vários concertos a que se digna ir com o mesmo empenho de um trabalho decisivo para a faculdade: decora letras e melodias de toda uma discografia, tenha ela 3 ou 30 discos!

O cerne da questão é que os fãs não são todos iguais. Há vários tipos, cada um com as suas manias e, para ficar já registado, os fãs de Metal conseguem ser muito chatos!
Eu já tinha escrito a respeito deste tema noutra crónica, mas achei que para ficar tudo direitinho e bem esclarecido devia dedicar-lhe mais algum tempo e destaque.
Vou tentar categorizar os tipos de fãs mais óbvios sem ser demasiado tecnicista e tenho a certeza que quem ler isto se irá imediatamente sentir relacionado com determinado grupo:
“Fãs que até curtem determinada banda”: este é um grupo cada vez maior que se está a tornar na regra geral dos ouvintes de música (o que não quer dizer que seja uma coisa positiva...). Estes fãs compram (melhor dizendo, sacam) os singles que ouvem nas rádios ou vêm na MTV e enchem os iPods com essas músicas. Raramente têm necessidade de ouvir um álbum inteiro pois o número de intérpretes que ouvem é quase tão grande como o número de músicas... só vão a concertos de bandas por modinha e só cantam nos refrões de meia dúzia de músicas conhecidas, não prestando atenção ao resto.
“Fãs que gostam do que ouvem”: São um grupo que é ainda bastante numeroso mas que começa a perder membros (mais fracos) para o descrito acima. Este grupo acompanha um número considerável de bandas dos quais normalmente saca os álbuns aquando do seu lançamento e, no caso de ser uma boa opção, acabam por comprá-lo apesar de já o terem ouvido. Gostam de ir a concertos e conhecem bem as músicas tocadas pelas bandas preferidas.
“Fãs veneradores d’A Banda”: Este grupo pode até ouvir um número razoável de bandas mas, há uma que veneram total e cegamente: ‘A Banda’, os seus ídolos, os seus deuses, o seu culto. Os seus quartos são autênticos templos dedicados aos seus mestres (com posters, camisolas, bandeiras, cuecas, etc.), fazem fila horas antes dos lançamentos de novos álbuns (os quais passaram os últimos 3 meses a ouvir excertos pela net), vão a todos os concertos que as suas carteiras permitirem acompanhar (mesmo que isso implique perder outros bens de maior necessidade) e para eles qualquer lixo que a banda possa produzir é uma melodia suprema que perfilará nos seus ouvidos enquanto não for lançado outra coisa qualquer.
“Fãs destruidores d’A Banda”: Se porventura poderá haver aspectos um pouco negativos nos grupos anteriores, bem este não tem absolutamente nada de positivo. Estes fãs são aqueles que acham que as suas bandas preferidas deveriam ser sempre como eles querem, o som deve ser sempre aquele que os conquistou, eles não dão a hipótese à banda para que esta amadureça e com isso amadureça também o seu som, para estes tipos, as bandas deviam parar aí pelo 2.º álbum.

Analisemos a questão mais friamente:

Este é o grupo ao qual queria chegar. Considero a relação Metallica/Iron Maiden o melhor exemplo da confusão que estes tipos podem provocar:
Estes fãs destruidores criticam Metallica por estes terem experimentado um novo tipo de som, por se terem aberto a novas experiências... Para eles os Metallica venderam-se ao mainstream e a partir do conhecido The Black Album só fizeram porcaria (tudo bem que o St. Anger é francamente... estranho... mas há músicas bastante boas nos álbuns pós-Black)! Para eles a banda devia: ou ter parado e nunca ter lançado mais nada, ou manter-se sempre no mesmo som, produzir álbuns cópias de si próprios até ao fim dos tempos...
Isto podia ser um ponto de vista “razoável”, uma opinião que vale tanto como qualquer outra, mas o mesmo idiota que diz barbaridades destas não devia vir depois criticar Iron Maiden por ser terem mantido fiel ao seu estilo durante os quase 35 anos da sua história! Por mais contraditório que possa parecer, os mesmos que criticam os Metallica por alterarem o seu estilo, vêm depois criticar os Maiden por o manterem e este paradoxo é o que os torna nos fãs mais chatos que podem existir!
Além disso este é provavelmente o único grupo de fãs que não permite outro ponto de vista que não o seu, por mais estúpido que seja e quando isso acontece é provável que esses cabeludos arranquem as próprias barbas de tanta raiva! Para eles quem não o partilha torna-se imediatamente em alguém que não merece dizer-se apreciador de música e devia ser banido deste mundo!

Felizmente este é apenas um pequeno grupo que, no entanto, consegue ser bastante chato, mas que também, como o hábito das pessoas é ver primeiro o lado negativo e não dar valor ao positivo das coisas, é aquele que a maior parte das pessoas associa quando se fala em fãs de rock, rockeiros, metaleiros, headbangers, whatever. Era bom que esta ideia se alterasse (embora isso não deva acontecer tão cedo, e muito menos com este pequeno texto!), mas por enquanto há que retirar esta pedra do sapato e atirá-la para trás das costas!

Podem ler as restantes crónicas desta rubrica AQUI.

● Ready for War! É o tudo ou nada para Portugal! (☼)

18 novembro, 2009 3 Comentários


É hoje que se joga a segunda mão do play-off contra a Bósnia e se fica a saber se a Selecção portuguesa de futebol se apura (ou não... mas não vamos pensar nisso...) de facto para o Mundial de Futebol 2010 na África do Sul.


Depois da vitória no Estádio da Luz no passado sábado por 1-0 (podem dizer o que quiserem mas eu continuo a dizer que a Catedral foi um grande amuleto para Portugal), neste momento basta um empate ou mesmo uma derrota pela margem mínima, com golos nossos, para carimbar a viagem ao continente africano no próximo ano.

Apesar disso e para bem da nossa sanidade mental e cardíaca, era interessante que Portugal conseguir regressar da Bósnia com uma vitória ou pelo menos com um resultado que não nos fizesse sofrer demasiado, de preferência que evitasse idas ao prolongamento ou aos penalys por exemplo, mas como bom benfiquista já estou pronto para tudo!


A hora da batalha final aproxima-se, e os olhares fixam-se agora na Bósnia... ou no nosso caso na televisão... e até o Batman tira hoje uma pequena folga, porque durante os jogos da Selecção, Portugal inteiro pára para ver!








Missão cumprida!

Portugal repetiu o resultado obtido na Luz ao derrotar a selecção da Bósnia por 0-1 e desta forma confirmou o bilhete rumo à África do Sul, com um resultado acumulado nas duas partidas de 2 golos sem resposta frente a um dos ataques mais temíveis da fase de apuramento!

Agora é hora de festejar pois África espera por nós!

● Nerds... O futuro?!

13 novembro, 2009 7 Comentários
Se alguém se virasse para mim e dissesse que os chamados "nerds" ou "geeks" estavam na moda... a minha primeira reacção seria rir-me um bocadinho, mas depois de reflectir um pouco... poderá ser mesmo verdade?!


Bem, para evitar confusões vou tentar fazer uma breve explicação: estes nerds de que falo não são aqueles cromos com cabelinho lambido, óculos maiores que a cara, camisa de xadrez, rato de biblioteca, sem vida social e a quem ninguém liga nenhuma sem ser os bullies para lhe dar porrada!
Os nerds de que falo não são tão "extremos"... são apenas pessoas normais possuidoras daquilo que se denominava de "cultura nerd" (categoria na qual eu me enquadro :P) e que hoje em dia já é conhecida como "cultura pop".
Como vocês já devem estar a perguntar-se onde é que eu quero chegar com isto, a verdade é que esta cultura nerd actualmente está por todo o lado, mesmo sem darmos por ela ou sequer fazermos ideia de que existe!

Para dar um pequeno exemplo, basta olhar para a indústria do cinema: nos últimos anos principalmente, têm saído várias películas com orçamentos impressionantes, directamente de histórias de banda-desenhada (Spider-man, X-Men, Batman, Superman), videojogos (Resident Evil, Tekken), livros (basta falar no Senhor dos Anéis, anteriormente considerado uma das grandes bíblias dos nerds, tornou-se num autêntico fenómeno da cultura pop depois do lançamento dos filmes, mas não, o Crepúsculo não conta...) e até mesmo de desenhos animados (há alguém que não tenha visto, ou pelo menos tenha tido um bocadinho de curiosidade em ver Transformers?!) e a grande maioria foram sucessos estrondosos e imediatos!
O mesmo acontece nas séries televisivas: CSI, Lost, Dr. House, Heroes, Smallville, Chuck, Fringe ou The Big Bang Theory são alguns exemplos que mostram como os nerds estão em alta! É a única forma de explicar o sucesso destas produções.

Outro exemplo prático são os jogos de vídeo.
Tudo bem, isto pode ser considerado um tema do qual toda a gente gosta e não propriamente um culto nerd, mas a verdade é que com o evoluir dos jogos na última década, as empresas produtoras são autênticas máquinas de fazer dinheiro, e géneros como os RPG’s, que são o género por excelência do nerd, com Final Fantasy como o principal ícone, são esperados com enorme ansiedade e não apenas pelos jogadores fanáticos que aprenderam a falar inglês enquanto jogavam (já tentaram passar um RPG sem perceber nada de inglês?! Não era nada fácil... e falo por experiência própria, na altura os jogos não vinham dobrados, nem sequer legendados...), mas por toda uma comunidade que apenas gosta de um bom jogo de vez em quando.
As mais recentes consolas de última geração, com os seus gráficos que quase tocam a realidade, já deixaram de ser vistas como brinquedos de miúdos, actualmente viciam pequenos e graúdos e são peças quase obrigatórias numa sala de estar devidamente equipada! Se recuarmos no tempo, os Game Boy's foram companheiros de muitas crianças, hoje em dia os seus equivalentes como as PSP's são gadgets que muitos adultos "têm" que obter... e isto são apenas alguns exemplos do que há por aí!

Parece que é mesmo verdade... há um nerd em cada um de nós e, por mais que se negue, ele aproxima-se cada vez mais da superfície... mas será uma tendência a manter?! Será isso algo negativo ou positivo?!

Bem, depois do "fenómeno" emo, que ainda me corrói de cada vez que penso nisso, acho positivo que finalmente se comece a dar valor ao conhecimento e à cultura dos mais variados temas, uns mais que outros obviamente, mas sempre com uma opinião devidamente fundamentada e com o desejo de saber mais.
Se há um tempo atrás, uma pessoa ser considerada nerd era uma das piores coisas que lhe podia acontecer, hoje para muitos é quase um elogio... ok, não vamos levar isto ao extremo, pois tudo o que é demais enjoa, mas acho bonito que finalmente as pessoas possam bater no peito e dizer: "Eu sou nerd, sempre fui nerd e continuarei a ser nerd!", sem ser apedrejado na rua (de qualquer forma convém ter um certo cuidado a escolher a localização adequada para o fazer...).
Acho que isto não será um problema enquanto as pessoas não se começarem a comportar como nerds... fazer o que está descrito no parágrafo acima pode ser um desses comportamentos... por isso cuidado...


Para concluir, sempre ouvi dizer que os nerds dominariam o mundo num futuro próximo... mas quando li que o Obama gostava de Star Trek, e reparei que ele entra numa BD do Homem Aranha, descobri que o futuro chegou mais depressa do que se pensava e afinal isso já acontece!
“Vida longa e próspera e que a força esteja convosco...”

● Dragon Ball Z: Abridged - Bardock: Father Of Goku

09 novembro, 2009 3 Comentários


Pois é! Depois de alguns meses sem dar sinais de vida, os Team Four Star estão de regresso com Dragon Ball Z Abridged num episódio especial bombástico!


Depois da "rusga" da Toei Animation durante o Verão que provocou a suspensão da sua conta no YouTube, temos finalmente, neste início de Novembro mais um muito esperado episódio de DBZ Abridged. Ainda não faz parte da segunda temporada da série, mas é de esperar que tenhamos notícias do seu início muito brevemente! Até lá fiquem com este espectacular especial "Bardock: Father Of Goku".

Podem visitar o novo site dos TFS onde podem ver todos os vídeos da sua autoria, tanto de DBZA bem como de outras séries em que participaram, comentar no fórum e coisas assim AQUI ou podem ver os vídeos deles já publicados no blog AQUI.

● Albums Clássicos - Metallica (The Black Album)

06 novembro, 2009 5 Comentários


Este é um dos meus discos preferidos de sempre, além de ter sido um dos primeiros que ouvi da minha banda preferida e ter algumas das minhas músicas preferidas, faz também agora parte do vosso blog preferido. Estou a falar de: Metallica!


O álbum Metallica, (mais conhecido por The Black Album), é o quinto disco de originais da banda norte-americana Metallica, e foi lançado em 1991. Contém várias daquelas que se tornariam mais tarde algumas das mais conhecidas e carismáticas músicas da banda, como "Enter Sandman", "The Unforgiven" ou "Nothing Else Matters", e foi o álbum de maior sucesso comercial do grupo, tendo vendido cerca de 15 milhões de cópias só nos Estados Unidos, e mais de 22 milhões no resto do mundo.

O álbum fez também grande sucesso junta da crítica e ganhou um Grammy, que seria o terceiro da banda. Em 2003, figurou no 252º na lista dos 500 melhores álbuns de sempre da Revista Rolling Stone (uma posição absolutamente ridícula, mas isso é apenas a minha opinião, que vale o que vale!).

Metallica ficou reconhecido também pela sua capa (que lhe valeu a "alcunha" de The Black Album). É totalmente negra e para além do logótipo da banda tem apenas o desenho de uma cobra enrolada, derivada da bandeira de Gadsden. O lema da bandeira, "Don't Tread on Me", é usado no título de uma das músicas do álbum.

Embora este trabalho e a banda tenham sido bastante aclamados pela crítica e pelo público em geral, alguns fãs mais radicais ficaram algo desapontados com o novo rumo que o grupo vinha a tomar. Na sua maioria, os riffs rápidos durante os versos e os vocais guturais presentes nos primeiros quatro álbuns da banda quase desapareceram, e a velocidade e complexidade das músicas diminuiu consideravelmente, algo que não deixou esses fãs mais antigos indiferentes. As letras escritas por James Hetfield são também muito mais pessoais e introspectivas do que as encontradas nos álbuns anteriores.
O The Black Album apresenta um Metallica bastante mais comercial e acessível, facto notado principalmente na conhecida balada "Nothing Else Matters".
Foi também o primeiro álbum da banda a ser produzido por Bob Rock, colaboração que terminaria apenas com St. Anger, em 2003.


A tour que seguiu o lançamento do álbum prolongou-se por 3 anos começando como "Wherever We May Roam Tour" e terminando como "Nowhere Else To Roam Tour", que ficaria registada no lançamento da box de 3 CD e 2 DVD: "Live Shit: Binge & Purge" (um dos melhores álbuns ao vivo que já ouvi!) e que documenta aquele que seria um dos melhores momentos da história da banda.

● Tekken

02 novembro, 2009 3 Comentários


Esta é uma das mais espectaculares sagas dos beat’em up A.K.A. jogos de porrada: Tekken!


Surgiu aquando do lançamento d’ “a consola” - a PlayStation – e tornou-se rapidamente no jogo de luta 3D que todos queriam jogar. Tekken 2 melhorou o seu predecessor em todos os aspectos e Tekken 3 elevou a série a um nível quase lendário!

Se Street Fighter II foi o grande jogo de luta 2D que todos amaram, não há dúvidas que Tekken 3 foi o rei dos jogos 3D que todos jogaram! O jogo era de tal forma fantástico que não teve rival na PS1, tornando-se num desfio para os criadores avançar, sem que o capítulo seguinte fosse considerado “Tekken 3 e pouco mais!”


Depois de algum desapontamento com T4, veio o espectacular Tekken 5, que foi considerado o melhor jogo de luta para a PlayStation 2. O jogo que também serviu para comemorar dos 10 anos da série, trouxe consigo o regresso da glória e o ultra-recente Tekken 6, um dos jogos mais aguardados do ano e o primeiro da franquia para a PS3 e X-Box 360, parece confirmar a tendência, e vai lutar pelo primeiro lugar do pódio dos jogos de porrada da nova geração com… Street Fighter 4!

É verdade, as duas séries míticas, a melhor 2D contra a indiscutível melhor 3D, parecem destinadas a lutar indefinidamente pelo 1.º lugar do pódio. E quem fica a ganhar com isto somos nós, os adeptos de uma boa refrega que assim podemos continuar a dar e receber sovas da melhor qualidade!

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock