● Trick or Treat: Halloween

30 outubro, 2009 2 Comentários


Apesar de não ser um dia com grande repercussão em Portugal, é sempre bom lembrar que amanhã se comemora o “Halloween” ou “Dia das Bruxas”.


Literalmente, “Halloween”, pode ser traduzido como “Noite de Todos os Santos”.
Trata-se de uma celebração com origem nos Celtas, assinalando o novo ano dos druidas (sacerdotes). Para os druidas, 31 de Outubro era a noite em que uma divindade voltava com os espíritos dos mortos, quando saíam da escuridão bruxas, fantasmas e duendes para levar as pessoas para o mundo dos mortos...

Esta tradição acabaria por ser transportada para os EUA no século XIX, principalmente por via de emigrantes irlandeses, e foi sobretudo de lá que foi "importada" para o nosso país.


Na noite de 31 de Outubro há festas com fogueiras (para afugentar os maus espíritos…), pessoas mascaradas (máscaras essas que servem para "afastar os espíritos malignos"…), as típicas bruxas e abóboras iluminadas (símbolizam as almas condenadas…) e certamente teremos muitos (mas mesmo muitos) vampiros emos (onde é que está o Blade quando mais precisamos dele?!)...


Apesar de não ser um dia assim tão tradicional para nós portugueses, qualquer razão é boa para haver festas e comemorações, por isso vamos lá a descobrir uma máscara bem assustadora e aproveitar bem esta próxima noite de sábado para disparatar mais um bocadinho!

● Foo Fighters vs. Guns N' Roses!

26 outubro, 2009 3 Comentários

O vídeo que hoje vos apresento já tem uns anitos mas só recentemente me voltei a lembrar dele. Foi um dos primeiros vídeos de "lutas de bandas" que vi de entre a pilha que existe no YouTube.

As músicas em "combate" são Times Like These (versão acústica) dos Foo Fighters e Sweet Child Of Mine dos Guns N' Roses.
Ainda hoje fico impressionado com isto hehehe. Está muito bom!

● The HM Chronicles: IV - O Lado Metal da Vida

23 outubro, 2009 5 Comentários
Estou de regresso a este acolhedor espaço, hoje para vos falar do Rock/Metal como estilo de vida e de algo que o tem acompanhado desde o início: o preconceito.


Como é sabido por uma boa parte de vocês, principalmente por aqueles que se identificam com o tema, o Metal não é apenas um gosto musical, mas muito mais que isso. Os "headbangers” como são conhecidos, vivem intensamente a música que ouvem e tornam-na num estilo de vida nem sempre compreendido, talvez pelo seu passado cheio de sexo e/ou drogas ou pura e simplesmente porque é divertido gozar com eles. (Cabe-me também dizer que apesar disso, este estilo de vida não é um requisito. De facto eu actualmente encaixo-me na categoria de apreciador de Metal sem que isso se reflicta muito na minha aparência, salvo umas quantas t-shirts e obviamente durante os concertos, apesar de ter tido cabelo comprido durante alguns anitos...).
No entanto e ao contrário daquilo que as pessoas normalmente pensam, os metaleiros (pelo menos a grande maioria) são pessoas completamente normais com qualidades e defeitos! Não se trata de uma “raça” à parte da espécie humana, uma espécie porca e cabeluda cuja linguagem se baseia em grunhidos, embora na maior parte das vezes o preconceito da sociedade para com eles o faça parecer.

Quem nunca sofreu com isso pode achar exagero, ou serem apenas brincadeiras do tipo passar uma miudinha por ti na rua e dizer: "Tu és feio!" ao que respondes com uma careta que faz com que ela saia a correr lavada em lágrimas, ficando traumatizada para a vida (ehem, nunca aconteceu...) mas outra coisa é... bem... quando alguém é impedido de conseguir um emprego ou uma promoção apenas pelo facto de ter o cabelo um pouco mais comprido que o habitual, estas pessoas são julgadas sem hipótese de mostrar o seu potencial e provar que são tão bons ou melhores que qualquer “betinho” que nem tem personalidade própria.
Apesar disto é engraçado que vários “intelectualóides” como artistas, poetas ou pensadores usem cabelo comprido e barba mal feita e no caso deles isso seja associado à sua "genialidade" enquanto no caso dos jovens metaleiros isso é sinal de delinquência e má aparência - não digo que todos possuam a dita genialidade, mas mesmo que fossem possuidores dela eram "crucificados" antes de terem oportunidade de a demonstrar...

Bom, mas como nada é perfeito não pensem que quero com isto dizer que os metaleiros são seres imaculados e que eles seriam os senhores do universo numa sociedade utópica em que a fonte de energia-base utilizada pelos humanos seria o hidrogénio (é o futuro!), afinal há muitos metaleiros mete nojo entre eles e é por culpa desses totós que o metal tem a péssima reputação que tem, mesmo que a grande maioria não se encaixe nesse perfil (bem, a vida é mesmo assim...).
Não pretendo com este texto enfatizar a "superioridade" de ninguém em relação aos outros, o que quero chamar à atenção com estes exemplos é para o facto de as pessoas serem discriminadas e censuradas apenas por não segurem certas “modinhas” ou serem um pouco diferentes.

Bem sei que o preconceito não acontece apenas connosco (era bom que assim fosse), pois há pessoas rotuladas por razões que nada tem a ver com a preferência musical ou mesmo com a aparência, há situações tão imensamente graves em relação a sexo, raça ou religião, que um blog inteiro não cobriria, mas é um assunto sempre importante e que merece alguma reflexão.
Se esta crónica serviu pelo menos para isso, já é uma vitória!

 Podem ler as restantes crónicas desta rubrica AQUI.

● Festa das Latas - Coimbra 2009

22 outubro, 2009 0 Comentários


A maior e mais tradicional festa de recepção ao caloiro do país começa finalmente hoje! E durante os próximos 7 dias, entre 22 e 28 de Outubro, a cidade de Coimbra vai parar para dar as boas vindas aos novos estudantes com a grande Festa das Latas e Imposição de Insígnias 2009 - vulgo Latada!


Hoje, quinta-feira, o Sarau Académico vai dar início às hostilidades e a partir de amanhã começam os concertos "a sério" com nomes como Blind Zero e Madcon, James Morrison, Diego Miranda, Milow, o mítico Quim Barreiros e o lendário José Cid (e Irmãos Catita) entre outros a fazer parte do cartaz deste ano.

O Cortejo dos Caloiros vai ser durante a tarde do dia 27, terça-feira, por isso há que passar por lá e participar na loucura que também faz parte da tradição ok?! Tudo bem, eu sei, os mais tímidos podem só assistir, e sei também que o cartaz não é bem aquela coisa fenomenal, mas o que conta é o espírito!


Para os interessados, o Bilhete Geral custa 32€ e é imprescindível para quem se quiser aventurar vários dias no pandam, porque os preços dos bilhetes pontuais vão ser o mesmo de sempre: altamente caros!... Mas vamos tentar não pensar demasiado nisso...

Esta informação já está bem disseminada por aí, o que não me torna num portador de grandes novidades (pelo menos não o deveria ser), por isso não percam mais tempo comigo e comecem a preparar-se para a paródia, porque afinal, vida de estudante também é isto!

● Fringe

16 outubro, 2009 3 Comentários


Os X-Files regressaram à televisão?! Não propriamente, embora seja isso que possa parecer à primeira vista quando estiverem a ver Fringe, uma série incrível que pode colocar em causa tudo aquilo que conhecem e em que acreditam...

Fringe é uma série de ficção científica, criada por J. J. Abrams, o criador de séries como Lost, Alias e o realizador de M.I.3 ou do novo Star Trek. Na série também participam por exemplo dois dos argumentistas da saga cinematográfica dos Transformers.


Fringe mistura vários elementos dos já referidos X-Files e também de Lost, mas vai bastante mais além. É um drama que explora a ténue linha entre a ficção científica e a realidade. Teletransporte, controlo da mente, invisibilidade, projecção astral, mutação, reanimação ou ainda mundos paralelos são alguns dos fenómenos que existem nas fronteiras da ciência e que são explorados de forma categórica e, sendo um produto J. J. Abrams, altamente surpreendente ao longo dos vários episódios.

Os personagens Olivia Dunham (a nossa agente do FBI) e Peter Bishop, formam uma dupla incrível (que nos remete um pouco para Mulder e Scully), mas a verdade é que eu (bem como uma boa parte dos fãs da série) fiquei completamente vidrado na personagem de Walter Bishop, o cientista maluco da série, interpretado por John Noble. Segundo os autores, Walter é uma mistura entre Dr. Frankenstein e Einstein, é também o pai de Peter e os dois estão a ajudar Olivia e o FBI a investigar uma série de fenómenos que começaram a acontecer ao redor do mundo e que ficou conhecida como o "Padrão". Embora a origem destes fenómenos seja desconhecida, todos os eventos parecem estar ligados à Massive Dynamic, uma enorme companhia que parece ser a detentora de toda uma série de novas e avançadas tecnologias e que foi fundada pelo antigo colega de Walter, William Bell.


Sem querer entrar em mais spoilers, pois o enredo é fantástico e perde a piada se eu contar tudo, mas se gostam de dramas intensos e com elementos do paranormal lá pelo meio, aconselho vivamente a visualizarem todos os episódios da primeira temporada (e do seu final surpreendente) e a acompanharem a segunda que já começou nos Estados Unidos e que deve estrear daqui a pouco tempo por cá.

Como diz o slogan: “Imagine the impossibilities…”

● Disney/Marvel: Lançamentos de 2010!

12 outubro, 2009 2 Comentários

Como deve ser do conhecimento da população em geral, a Marvel foi recentemente adquirida pela Disney num negócio milionário. Como consequência disso o ano de 2010 será certamente marcado pelos grandes lançamentos no cinema de híbridos dos grandes clássicos das duas companhias. Aqui ficam alguns exemplos daquilo que podemos esperar no próximo ano (cortesia do site Worth1000)!


Fantastic Four
Hurley The Punisher
Iron Buzz Lightyear
Micky Goblin
Monsterine Inc.
Spidermouse

● Há coisas parvas não há?!

10 outubro, 2009 5 Comentários


É verdade que não é meu hábito rejeitar comentários (até porque não tenho tantos leitores como isso e dos poucos que tenho, apenas uma meia dúzia se dá ao trabalho de deixar umas opiniões... apesar de normalmente serem bastante sábios nas palavras!), mas como também não aprecio insultos, sejam eles de que naturaza forem, há já algum tempo que tenho recusado comentários de um certo "anónimo", que aparentemente já se deu conta disto. Desculpa lá, meu.


Tomei esta atitude em primeiro lugar porque não simpatizo com pessoas que passam por aqui apenas para se armarem em parvas e em segundo lugar para não transformar as caixas de comentários em batalhas campais.
Além disso, há que ser minimamente selectivo e como eu disse logo no primeiro post, eu criei o blog apenas para me divertir e fazer palermices, logo não estou para me chatear com um indivíduo que só está interessado em ser viperino.

Eu apenas quero deixar claro que aceito e agradeço as sugestões e críticas que forem feitas, e acho isso bastante saudável, embora dê por mim às vezes a perguntar-me como é possível alguém levar a sério, ou mesmo interessar-se por aquilo que escrevo... mas essa não é a questão essencial... O problema é quando se atinge um nível em que "alguém" entra aqui apenas com o intuito de destruir, e é normal que eu não dê valor a essas mesquinhices.

Neste caso concreto este "anónimo" começou por fazer comentários com pequenas bocas que, não sendo muito graves e, na altura sem lhes ligar a devida importância, acabei por deixar ficar e estes ainda podem ser lidos aqui e ali. Os últimos é que foram bastante mais violentos e partiram para o insulto gratuito, do nada e sem razão aparente pelo que, se não fossem tão absurdos só podiam dar vontade de rir, de tão parvos que eram.


Para ver se coloco um fim a isto (ou talvez dar início a uma nova ronda de apedrejamento) decidi escrever este texto a ver se esclareço as dúvidas que o caro "anónimo" possa ter. Não que seja de extrema importância fazê-lo, mas acho que vale sempre a pena tentar... Queria também aproveitar para sublinhar que ninguém é obrigado a ler estes devaneios. Quem não gosta pode sempre sair e ir à sua vida... Agora isso não dá o direito a ninguém de insultar e provocar os outros só porque sim e é engraçado.

Tenho a certeza de que a mensagem foi entregue ao destinatário e em breve serei injuriado novamente por este "desconhecido" que, vendo bem, até contribui com algumas visitas a este modesto espaço. Por isso aproveito para lhe dedicar este pequeno texto que recebi por email e cujo original pode ser encontrado no blog In-Provável. Agradeço novamente ao "anónimo" que terá enviado o link deste post ao autor do "In-Provável", pois graças a ele fiquei a conhecer o criador deste guia magnífico. Desta forma será possível a esse jovem apurar a sua forma de insultar as pessoas que o rodeiam para evitar desfechos desagradáveis como este. Espero no entanto que esta atitude não leve a que toda a gente a partir de agora lhe siga o exemplo apenas para ter um texto dedicado no blog... Vamos lá a ter juízo! :P


A Arte de "Bem Vituperar"


'Para que seja possível vituperar alguém com alguma dignidade e inteligência, não basta o palavrão batido, a expressão ordinária e repetida, a referência aos parentes próximos ou o achincalhamento próprio dos simplórios e dos parlapatões sem ideias. É necessária alguma arte e estilo; é necessário que se possuam recursos linguísticos e imaginação suficiente, para poder improvisar metáforas inteligentes.

São estas metáforas que muitas vezes constituem autênticos homicídios de personalidade para o vituperado mas que ele, apesar de tudo, pode tolerar sem a verdadeira e irreversível ofensa.

A arte de bem vituperar é sempre uma demonstração de agudeza de espírito por parte de quem em determinada altura sente necessidade de dizer a outrem o quão mau, baixo, ou estúpido é, ou está a ser momentaneamente.

O vitupério demonstra, quando inteligente, uma boa integração social, humor, capacidade de análise e de reacção a factos adversos. O insulto, se inteligente, é libertário, democrático, humanista e terapêutico.

O vitupério, não é desprezível nem deve ser desprezado. Não se deve jamais confundir o “bom vitupério” com ordinarice, demência, saloice ou vulgaridade. O “bom vitupério” é insolente, é malicioso, é diabolicamente perverso e ao mesmo tempo elegante e quase aristocrático.'

● Totally Baked

09 outubro, 2009 2 Comentários


Totally Baked é uma comédia completamente louca sobre a legalização da cannabis num tom divertido que vai agradar a todos os públicos.
Na produção podem contar com o talento de Brian Johnson, vocalista dos AC/DC que também contribuiu com três músicas inéditas para o filme!

Totally Baked já saiu em DVD e podem ver mais informações sobre ele no MySpace clicando AQUI.
Fiquem com o trailer e não deixem de ver, é mesmo hilariante!

● Jogos Clássicos - Street Fighter II

05 outubro, 2009 3 Comentários


Quando se fala de porrada é impossível não se falar de Street Fighter II!


O avôzinho dos jogos de luta, este foi o primeiro jogo que nos fez querer dar e apanhar na tromba por horas a fio e que revolucionou completamente o género! Hadouken (não, não é um espirro, mas este foi um dos gritos que mais se ouviu em pátios de escola, talvez só ultrapassado pelo também mítico Kamehameha!) ou "o ataque da bola de fogo" como lhe chamava era um dos comandos que mais gozo dava quando rebentava na cara dos amigos e os deixava a atirar com os comandos à parede!

Eu não quero entrar em grandes considerações sobre o jogo em si, mas este foi de facto um ponto de viragem na história dos beat'em up, tanto que ainda hoje é a base para muitos deles, e por isso já merecia esta pequena homenagem.


Fiquem com um dos milhentos vídeos sobre o jogo que povoam o youtube e relembrem grandes momentos de porrada porque este foi o primeiro e esse fica cá sempre hehe!

● The Hottest Rock Chicks!

02 outubro, 2009 6 Comentários

Ai e tal, ontem foi dia da música! Para comemorar esse acontecimento tão magnífico, hoje decidi publicar algo que, na minha modesta opinião, já devia ter sido feito há muito tempo.

Todos temos as nossas opiniões a respeito das miúdas que ouvem Rock/Metal e derivados. Normalmente é-lhes associada a imagem de raparigas totalmente vestidas de preto ou maquilhadas de forma exagerada como é usual ver por aí, ou ainda cheias de tatuagens e piercings?!

Para pôr fim a estes preconceitos (ou então ficar tudo na mesma, que é o mais provável...) e depois de uma fastidiosa (uiii) investigação decidi postar a minha pequena lista das "Hottest Rock/Hard Rock/Metal/... Chicks"!!!


Amy Lee (Evanescence)
Angela Gossow (Arch Angel)
Avril Lavigne
Cristina Scabbia (Lacuna Coil)
Lauren Harris (Lauren Harris)
Maria Brink (In This Moment)
Mariangela Demurtas (Tristania)
Sandra Nasic (Guano Apes)
Sharon den Adel (Within Temptation)
Simone Simmons (Epica)
Vanilla Ninja


Claro que podem sempre dizer: "...Ai e tal o que esta gaja toca não tem nada a ver... é só Hard Rock progressivo com tendências Speed Metal misturado com post-Punk!!!" Sinceramente, não ligo muito a isso! Todos os dias se inventam novos géneros dentro dos géneros que já existem e eu não tento não me aprofundar demasiado, por isso pode dizer-se que as nomeadas da lista fazem parte do grupo formado pelo Rock/Hard Rock/Metal/... e para mim basta hehe!

Mas claro que podem sempre apontar quem vocês acham que falta na lista e dar a vossa opinião sobre quem tem a melhor voz, criarem a vossa própria lista e coisas desse tipo... afinal todas as opiniões contam!

Have fun!
 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock