● Tolkien: O Grande Mestre

04 dezembro, 2009


Hoje vou falar daquele que foi para mim um dos maiores génios do século XX, cujo legado continua a despertar os sonhos de muitos mortais por esse mundo fora: J.R.R. Tolkien.


Jhon Ronald Ruel Tolkien nasceu no dia 3 de Janeiro de 1892 na África do Sul mas logo aos 3 anos de idade viajou com a sua mãe e irmão, para a Inglaterra, país onde os seus pais nasceram.

Tolkien sempre foi fascinado por linguística desde muito novo, principalmente línguas antigas, das quais era grande dominador. Ele participou na Primeira Guerra Mundial, e foi lá que começou por escrever os primeiros esboços da sua mitologia. Nas trincheiras da Grande Guerra, onde muitos dos seus grandes amigos pereceram, Tolkien começava a criar Arda, o mundo fictício criado totalmente de raiz, no qual os personagens dos seus livros mais famosos habitariam.

Jhon tornou-se professor catedrático da universidade de Oxford, durante mais de 20 anos onde deu aulas de Anglo-Saxão, tema do qual era considerado um dos maiores especialistas, e mais tarde aulas de Literatura e Língua Inglesa. Com outros grandes escritores da época, Tolkien criou um grupo de literatura, com o nome de The Inklings. No seio desse grupo ele e os outros faziam leituras dos seus textos e os comentavam.

J.R.R. Tolkien faleceu no dia 2 de Setembro de 1973. Foi enterrado ao lado da mulher Edith. No túmulo dele está escrito “Beren” e no de Edith “Lúthien”. O conto de Beren e Lúthien é a grande história de amor escrita por Tolkien e está presente no livro o Silmarillion.



Tolkien , como seguramente uma boa parte de vocês sabe, foi o autor dos livros d’O Senhor dos Anéis que, graças aos filmes, agora toda a gente conhece (vão também ficar a conhecer em breve O Hobbit, pois estão a ser preparados dois filmes baseados no livro, com estreia prevista lá para 2011 e 2012), entre outras grandes obras das quais destaco a compilação de contos, lançada já após a sua morte, pelo seu filho Christopher, e que relata os Tempos Antigos que antecederam a Guerra do Anel, O Silmarillion.


Tolkien foi responsável pela criação de diversas línguas, revolucionou a escrita de fantasia, dando origem a um género literário completamente novo, é o grande pai dos RPG’s e o seu reconhecimento como um dos grandes vultos literários do século passado é totalmente meritório, cuja obra continua a ganhar admiradores e a criar fascínio a cada ano que passa.
Comentários
4 Comentários

4 Comentários :

  1. Silvia disse... :

    Eu e a historia já nos demos melhor xD
    Gosto deste velho xD

  1. Raphael disse... :

    Sem dúvida alguma. Concordo em gênero, número e grau com a sua opinião. J. R. R. Tolkien é o rei da literatura p/ mim, o que ele criou nao é só um livro, mas quase uma biblia.

  1. Denim disse... :

    O Silmarillion é um livro muita bom principalmente a história do Turin Turambar é das melhores que já li e na minha opinião melhor que o Senhor dos Anéis!!!! Grande Tolkien!

  1. Anónimo disse... :

    Este homem é um autêntico génio. Criou um universo inteiro do nada e trabalhou nele durante toda a vida. É daqueles talentos que aparecem a cada 100 anos!

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock