● The HM Chronicles V: Grupos da Pesada

20 novembro, 2009
As HM Chronicles regressam com mais um tema fracturante do mundo Rock/Metal: os fãs!

Todos sabemos que a alma das bandas são os fãs e no Rock e no Metal é talvez onde mais isso é patente. Quem é verdadeiramente fã prepara os vários concertos a que se digna ir com o mesmo empenho de um trabalho decisivo para a faculdade: decora letras e melodias de toda uma discografia, tenha ela 3 ou 30 discos!

O cerne da questão é que os fãs não são todos iguais. Há vários tipos, cada um com as suas manias e, para ficar já registado, os fãs de Metal conseguem ser muito chatos!
Eu já tinha escrito a respeito deste tema noutra crónica, mas achei que para ficar tudo direitinho e bem esclarecido devia dedicar-lhe mais algum tempo e destaque.
Vou tentar categorizar os tipos de fãs mais óbvios sem ser demasiado tecnicista e tenho a certeza que quem ler isto se irá imediatamente sentir relacionado com determinado grupo:
“Fãs que até curtem determinada banda”: este é um grupo cada vez maior que se está a tornar na regra geral dos ouvintes de música (o que não quer dizer que seja uma coisa positiva...). Estes fãs compram (melhor dizendo, sacam) os singles que ouvem nas rádios ou vêm na MTV e enchem os iPods com essas músicas. Raramente têm necessidade de ouvir um álbum inteiro pois o número de intérpretes que ouvem é quase tão grande como o número de músicas... só vão a concertos de bandas por modinha e só cantam nos refrões de meia dúzia de músicas conhecidas, não prestando atenção ao resto.
“Fãs que gostam do que ouvem”: São um grupo que é ainda bastante numeroso mas que começa a perder membros (mais fracos) para o descrito acima. Este grupo acompanha um número considerável de bandas dos quais normalmente saca os álbuns aquando do seu lançamento e, no caso de ser uma boa opção, acabam por comprá-lo apesar de já o terem ouvido. Gostam de ir a concertos e conhecem bem as músicas tocadas pelas bandas preferidas.
“Fãs veneradores d’A Banda”: Este grupo pode até ouvir um número razoável de bandas mas, há uma que veneram total e cegamente: ‘A Banda’, os seus ídolos, os seus deuses, o seu culto. Os seus quartos são autênticos templos dedicados aos seus mestres (com posters, camisolas, bandeiras, cuecas, etc.), fazem fila horas antes dos lançamentos de novos álbuns (os quais passaram os últimos 3 meses a ouvir excertos pela net), vão a todos os concertos que as suas carteiras permitirem acompanhar (mesmo que isso implique perder outros bens de maior necessidade) e para eles qualquer lixo que a banda possa produzir é uma melodia suprema que perfilará nos seus ouvidos enquanto não for lançado outra coisa qualquer.
“Fãs destruidores d’A Banda”: Se porventura poderá haver aspectos um pouco negativos nos grupos anteriores, bem este não tem absolutamente nada de positivo. Estes fãs são aqueles que acham que as suas bandas preferidas deveriam ser sempre como eles querem, o som deve ser sempre aquele que os conquistou, eles não dão a hipótese à banda para que esta amadureça e com isso amadureça também o seu som, para estes tipos, as bandas deviam parar aí pelo 2.º álbum.

Analisemos a questão mais friamente:

Este é o grupo ao qual queria chegar. Considero a relação Metallica/Iron Maiden o melhor exemplo da confusão que estes tipos podem provocar:
Estes fãs destruidores criticam Metallica por estes terem experimentado um novo tipo de som, por se terem aberto a novas experiências... Para eles os Metallica venderam-se ao mainstream e a partir do conhecido The Black Album só fizeram porcaria (tudo bem que o St. Anger é francamente... estranho... mas há músicas bastante boas nos álbuns pós-Black)! Para eles a banda devia: ou ter parado e nunca ter lançado mais nada, ou manter-se sempre no mesmo som, produzir álbuns cópias de si próprios até ao fim dos tempos...
Isto podia ser um ponto de vista “razoável”, uma opinião que vale tanto como qualquer outra, mas o mesmo idiota que diz barbaridades destas não devia vir depois criticar Iron Maiden por ser terem mantido fiel ao seu estilo durante os quase 35 anos da sua história! Por mais contraditório que possa parecer, os mesmos que criticam os Metallica por alterarem o seu estilo, vêm depois criticar os Maiden por o manterem e este paradoxo é o que os torna nos fãs mais chatos que podem existir!
Além disso este é provavelmente o único grupo de fãs que não permite outro ponto de vista que não o seu, por mais estúpido que seja e quando isso acontece é provável que esses cabeludos arranquem as próprias barbas de tanta raiva! Para eles quem não o partilha torna-se imediatamente em alguém que não merece dizer-se apreciador de música e devia ser banido deste mundo!

Felizmente este é apenas um pequeno grupo que, no entanto, consegue ser bastante chato, mas que também, como o hábito das pessoas é ver primeiro o lado negativo e não dar valor ao positivo das coisas, é aquele que a maior parte das pessoas associa quando se fala em fãs de rock, rockeiros, metaleiros, headbangers, whatever. Era bom que esta ideia se alterasse (embora isso não deva acontecer tão cedo, e muito menos com este pequeno texto!), mas por enquanto há que retirar esta pedra do sapato e atirá-la para trás das costas!

Podem ler as restantes crónicas desta rubrica AQUI.
Comentários
5 Comentários

5 Comentários :

  1. Room401 disse... :

    Este texto é a mais pura da verdade!
    Ás vezes há merdas que parece que sairam de uma religião muçulmana qualquer. É tudo maluco!!

  1. Les Xanes disse... :

    A musica é algo tão valioso que sempre deveria unir, nunca separar. Encanta-me teu pós, antes de mais nada liberdade para opinar!!!

  1. Denim disse... :

    Tens toda a razão meu. São gajos dete tipo é que dão má reputação ao metal.

    Só criticam sem razão nenhuma!

  1. Fico muito contente ao saber que têm apreciado estes posts e que concordam com esta humilde opinião!

    Agradeço muito os vossos comentários e espero poder continuar a contar com eles quando as crónicas regressarem hehehe!

    Fiquem bem. Beijinhos e/ou abraços!

Enviar um comentário

Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões, porque há sempre uma palavra a dizer, por mais pateta que possa parecer! xP

 
The Grand Chaos © 2012 | Ready To Rock